avanços significativos durante cúpula do G20 - Mundo - iG" /

Argentina vê avanços significativos durante cúpula do G20

Buenos Aires, 3 abr (EFE).- O Governo argentino considerou hoje que houve avanços significativos durante a reunião de cúpula do Grupo dos Vinte (G20, países ricos e principais emergentes) em matéria de regulação da economia e quanto ao reconhecimento de que a crise requer mudanças que não devem ser superficiais.

EFE |

Tais declarações foram dadas pelo ministro das Relações Exteriores argentino, Jorge Taiana, logo após retornar junto com a presidente do país, Cristina Fernández de Kirchner, de Londres, onde aconteceu ontem a reunião do G20.

"Houve um reconhecimento de que a crise mundial exige mudanças na estrutura do sistema financeiro internacional", disse Taiana a jornalistas.

O ministro mencionou como exemplo o acordo conseguido para articular os métodos para dar mais poder aos países-membros do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Com relação à ajuda financeira que o FMI receberá do G20, Taiana esclareceu que a entidade precisa "tomar medidas para acabar com o estigma que possui".

"Isto é um reconhecimento claro de que o fundo não atuou bem no passado. Por isso, a reunião serviu como reconhecimento da necessidade de democratizar a condução dos organismos financeiros internacionais, especialmente o FMI e o Banco Mundial", ressaltou o chanceler argentino. EFE cw/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG