mais multilateralismo ao mundo - Mundo - iG" /

Argentina quer que Obama leve mais multilateralismo ao mundo

Buenos Aires, 20 jan (EFE).- O Governo da Argentina disse que confia em que a mensagem transmitida por Barack Obama ao assumir hoje a Presidência dos Estados Unidos se traduza em mais multilateralismo, mais economia real e um maior diálogo com a América Latina.

EFE |

"A posse de Obama é mais uma mostra da nova etapa mundial e dos novos desafios", afirmou o ministro das Relações Exteriores argentino, Jorge Taiana, em declarações divulgadas em Buenos Aires pela Chancelaria argentina.

Taiana acompanha a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, em sua visita oficial a Cuba.

Ele afirmou que, "nesta nova etapa, tem que haver mais diálogo, mais respeito entre os países, mais atenção ao controle sobre o mercado para que tenha uma maior orientação em direção à economia real e ao desenvolvimento das economias e estruturas produtivas".

O chanceler avaliou a mensagem do novo presidente americano sobre "a necessidade de um olho sobre o mercado para que o mercado seja um elemento dinamizador, junto ao reconhecimento de uma situação complexa em nível financeiro e econômico mundial".

"Pessoalmente, parece-me um discurso importante e confio em que o mesmo se traduza em uma maior vocação pelo multilateralismo, e em um interesse no diálogo franco e horizontal com os países da região", afirmou Taiana.

Para o chefe da diplomacia argentina, "o discurso do agora presidente Obama foi um discurso com convicção, importante; onde se apontam as dificuldades que este novo período presidencial enfrenta". EFE nk/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG