Argentina pedirá à OPS que reserve cota de vacina contra gripe

Buenos Aires, 22 jul (EFE).- A Argentina pedirá à Organização Pan-americana da Saúde (OPS) que lhe reserve uma cota de vacina contra a gripe suína quando esta estiver disponível, disse hoje o ministro da Saúde argentino, Juan Manzur.

EFE |

Em reunião com correspondentes estrangeiros, Manzur disse que a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, enviará uma carta à diretora da OPS, sua compatriota Mirta Roses, para solicitar que o país seja incluído no fundo rotatório para a compra de vacinas desse organismo.

Este fundo, criado em 1977, permite organizar o mecanismo de compra de vacinas e insumos necessários para a imunização, através da OPS, que atua como agente de aquisição em nome dos Estados-membros.

Manzur disse que esta questão também será abordada na cúpula semestral do Mercosul, que acontecerá na sexta-feira em Assunção, na qual também será analisada com o Brasil a possibilidade de "trabalhar conjuntamente" para combater a doença, por exemplo, na criação de uma vacina.

"Sabemos que o Brasil dispõe da capacidade em infraestrutura e tecnologia para desenvolver uma vacina, e vamos analisar a possibilidade de trabalhar de forma conjunta", disse o ministro.

Manzur afirmou que, na Argentina, onde morreram pelo menos 165 pessoas por causa da doença, caiu em 30% o nível de consultas por causa da gripe suína nas últimas semanas, e afirmou que "já há camas livres" nos hospitais do país.

"Estamos melhor do que há 15 dias, mas não estamos bem. Ainda há circulação do vírus e pessoas se consultando", ressaltou, antes de afirmar que não é possível prever se nas próximas semanas haverá uma intensificação da doença.

"Não podemos prever nada porque estamos perante uma situação inédita, com um vírus novo, sobro o qual todos nós estamos aprendendo", disse.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE cw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG