Argentina envia terceiro avião com ajuda humanitária ao Haiti

Buenos Aires, 22 jan (EFE).- Um terceiro avião militar com ajuda humanitária decolará no próximo domingo da Argentina com destino ao Haiti, país arrasado por um terremoto no último dia 12.

EFE |

A aeronave levará produtos médicos para assegurar a continuidade do funcionamento do hospital argentino de campanha da Força Aérea situado em Porto Príncipe, capital do país. O carregamento também inclui mantimentos e equipamento de comunicações.

Segundo o Ministério de Defesa da Argentina, serão mandados militares e médicos. O avião fará uma escala no Paraguai, onde será carregado com mais ajuda.

Além da ajuda nos aviões, o Governo argentino fez um acordo com a Espanha para o envio, em caráter de urgência, de alimentos e remédios, entre outros materiais.

Espanha pagará a carga, estimada em 250 mil euros (cerca de US$ 359.600), e a Argentina ficará responsável pelo transporte, disseram à Agencia Efe fontes diplomáticas.

O terremoto que atingiu o Haiti ocorreu às 19h53 de Brasília do dia 12 de janeiro e teve epicentro a 15 quilômetros da capital, Porto Príncipe.

Em declarações à Agência Efe, o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, disse que o número de mortos superará 100 mil.

Pelo menos 21 brasileiros morreram na tragédia, sendo 18 militares e três civis, entre eles a médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti. EFE ms/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG