pouca vontade de países ricos - Mundo - iG" /

Argentina diz que COP15 pode fracassar por pouca vontade de países ricos

Buenos Aires, 14 dez (EFE).- O Governo argentino advertiu hoje que a Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15), em Copenhague, pode fracassar por causa da pouca vontade dos países desenvolvidos para chegar a um acordo.

EFE |

"Há pouca vontade dos países desenvolvidos, acho que é possível que não haja resultados positivos", disse, em Buenos Aires, o chanceler argentino, Jorge Taiana, que viajará hoje à capital dinamarquesa para participar da cúpula, cujas negociações estão bloqueadas.

O chanceler considerou que, para alcançar bons resultados na reunião, os países desenvolvidos "devem assumir objetivos claros de redução de suas emissões de gases poluentes, disponibilizar fundos para a mitigação e para a transferência de tecnologia".

"Devemos evitar que os países desenvolvidos queiram mais uma vez descumprir suas obrigações e pretendam transferir a responsabilidade para os países em desenvolvimento", disse Taiana, que não descartou que a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, viajará nos próximos dias a Copenhague para ir à cúpula.

A Argentina defenderá na cúpula a vigência da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e do Protocolo de Kioto, já que "são instrumentos que reconhecem o princípio de dívida histórica dos países desenvolvidos (sobre o aquecimento global)", disse Taiana a jornalistas na sede da Chancelaria. EFE ms/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG