novo desafio para Unasul - Mundo - iG" /

Argentina diz que bases militares na Colômbia são novo desafio para Unasul

Buenos Aires, 14 ago (EFE).- A União de Nações Sul-americanas (Unasul) enfrenta um novo desafio na tentativa de encontrar uma saída ao conflito gerado pelo acordo negociado entre a Colômbia e os Estados Unidos, para a utilização de bases militares em território colombiano, afirmou hoje o chanceler argentino, Jorge Taiana.

EFE |

A Unasul "tem vontade política de encontrar uma solução, embora (a organização) ainda esteja muito submissa a condicionamentos internos e a relações ainda frágeis", assinalou o chanceler, em reunião com um grupo de correspondentes estrangeiros.

Taiana evitou falar sobre detalhes da cúpula extraordinária da Unasul, que será realizada na cidade de Bariloche, na Argentina, no dia 28 de agosto, após a polêmica gerada na recente reunião de Quito.

No entanto, considerou que é importante recuperar a capacidade de diálogo entre os membros da Unasul e admitiu que o conflito afeta o Conselho Sul-americano de Defesa, que não tem previsão de nenhuma reunião extraordinária antes da cúpula em Bariloche.

O encontro, que previsivelmente terá uma agenda aberta, permitirá a abordagem de temas como o armamentismo, o tráfico ilegal de armas e o terrorismo, entre outros.

O fornecimento de armamento aos países da zona, segundo Taiana, não é motivo de tensão para a região.

"Não acredito que seja um tema que pode interferir nas relações entre a região, não vejo motivo de tensão", afirmou o chanceler argentino. EFE mar/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG