Argentina convoca vizinhos para discutir gripe suína na região

A Argentina convocou, nesta segunda-feira, os ministros da Saúde dos países do Cone Sul para avaliar, em uma reunião em Buenos Aires, a situação da gripe suína na região. Em comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde argentino, o governo afirma que o objetivo do encontro, a ser realizado nesta quarta-feira, será avançar na coordenação de medidas conjuntas para combater a pandemia.

BBC Brasil |

A nota diz ainda que os ministros deverão estabelecer "uma estratégia comum" para a informação epidemiológica dos casos de Influenza A (H1N1).

A Argentina registra, oficialmente, 94 mortes provocadas pela nova gripe, com um total de 2.928 casos confirmados.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Argentina é o país da América do Sul com o maior número de mortes em relação aos casos confirmados da doença.

O Chile, país com recorde de casos na América do Sul, já registra 9.549 infectados, mas com quantidade muito menor de mortes â¿ apenas 25.

A reunião desta quarta-feira deve contar com a presença dos ministros da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, além de seus colegas da Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, o representante da Organização Pan-americana de Saúde, na Argentina, Antonio Pagés, e o ministro argentino.

Recuperação
Nesta segunda-feira, o prefeito da cidade de Buenos Aires, Maurício Macri, disse que o número de consultas pela nova gripe nos hospitais diminuiu na capital.

"Os turistas já podem voltar a Buenos Aires e as pessoas que moram na cidade, e estejam bem, podem retornar à atividade normal", afirmou.

Os empresários do setor teatral decidiram reabrir as portas dos teatros de todo paísa partir desta quinta-feira. No início da pandemia, eles haviam sido fechados por conta do avanço da doença.

Apesar das declarações positivas, o ministro da Saúde, Juan Manzur, acha que ainda é cedo para dizer que "o perigo já passou".

"Ainda é cedo para comemorar", disse.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG