Argentina comemora 200 anos da Independência

Milhares assistem desfile militar em Buenos Aires para comemorar o Bicentenário argentino

iG São Paulo |

Milhares de pessoas assistiram neste sábado a uma parada militar em Buenos Aires para comemorar o Bicentenário da Revolução pela Independência Argentina. A parada reuniu cerca de cinco mil militares e policiais na Avenida 9 de Julho, muitos vestindo trajes de época, rodeados por bandeiras azuis e brancas.

As comemorações deste sábado também incluem a chamada Marcha Federal, na qual desfilam carroças, grupos representando as províncias e companhias de música e danças típicas de cada região.

Além disso, será realizada uma festa de música latino-americana, que reunirá Gilberto Gil, os argentinos León Gieco, Gustavo Santaolalla e Víctor Heredia, os chilenos do Los Jaivas, o uruguaio Jaime Roos, o cubano Pablo Milanés e o colombiano Totó la Monposina, entre outros artistas.

A sensação de decadência paira pela Argentina neste ano, quando o país marca os 200 anos desde a revolução que resultou em sua independência da coroa espanhola, em 25 de maio de 1810.

Enquanto no ano do centenário a Argentina era o maior PIB da América Latina – o equivalente a 50% da economia da região –, atualmente esse índice retrocedeu para 8%. Em 1910, o PIB do Brasil era a metade do argentino e agora é quatro vezes maior.

Com AFP

    Leia tudo sobre: argentinabicentenário

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG