Argentina analisa 10 casos suspeitos de gripe suína

Buenos Aires, 28 abr (EFE).- As autoridades sanitárias da Argentina disseram hoje que estudam dez casos suspeitos de gripe suína em diferentes pontos do país, mas advertiram que, até agora, nenhum foi confirmado.

EFE |

Trata-se de um casal da província de Mendoza (oeste), um médico de Río Negro (sul), três habitantes de Córdoba (centro), um turista que chegou do Panamá e três funcionários do maior aeroporto argentino que aparentemente estiveram em contato com o viajante.

"Na Argentina, não há casos confirmados, estão sendo avaliadas algumas situações confusas", disse Carlos Soratti, secretário de Políticas, Regulação e Institutos do Ministério da Saúde, em declarações à televisão "C5N".

Na província de Mendoza, fronteiriça com o Chile, permanece "isolado e com sintomas típicos da gripe" um casal argentino que recentemente chegou do México, disse à "C5N" Edgardo Príncipi, médico do Hospital Lencinas.

Um médico da província de Río Negro recebeu assistência sanitária, apesar de a ministra da Saúde do distrito, Cristina Uría, ter dito que "ele fez uma consulta, mas a gripe foi descartada".

As autoridades de Córdoba informaram que há três pessoas recém-chegadas do México "com recomendação de isolamento absoluto", porque possuem "sintomatologia similar" à da gripe suína.

Um homem cuja nacionalidade não foi precisada que chegou à Argentina em um voo do Panamá e que aparentemente esteve antes no México permanecia hoje em observação em um hospital próximo à capital do país.

O turista chegou ao aeroporto de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires, e teria tido contato com três funcionários do terminal aéreo que também foram hospitalizados para exames.

"Temos em alerta todos os sistemas de epidemiologia do país e estamos presentes com unidades de saúde de fronteira nos quatro aeroportos internacionais aonde chegam voos do México ou dos Estados Unidos", disse Soratti. EFE hd/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG