Argélia: Opositor anuncia que concorrerá em eleições presidenciais

Argel, 27 nov (EFE).- O presidente da Frente Nacional Argelina (FNA), Moussa Touati, anunciou hoje que concorrerá nas eleições presidenciais da Argélia, no que representa a primeira candidatura apresentada oficialmente a este pleito.

EFE |

O líder principal da FNA, de tendência "nacionalista conservadora", disse que rejeita a opinião das outras legendas de oposição do país de que "o jogo já esteja decidido", em alusão à provável renovação do mandato do atual presidente, Abdelaziz Bouteflika, que não anunciou ainda sua decisão de se apresentar.

As outras forças de oposição argelinas - essencialmente o Agrupamento para a Cultura e a Democracia (RCD) e a Frente das Forças Socialistas (FFS), majoritários na Cabília - duvidam da limpeza do pleito e consideram que, seja qual for o adversário, Bouteflika será reeleito.

Os dois partidos majoritários da aliança governista - a Frente de Libertação Nacional (FLN) e o Reagrupamento Nacional Democrático (RND) - já pediram a Bouteflika que se apresente à reeleição e expressaram seu apoio a sua candidatura.

No dia 12 de novembro, as duas câmaras do Parlamento argelino aprovaram por arrasadora maioria uma reforma da Constituição do país proposta pelo chefe do Estado que suprimiu a limitação a dois mandatos presidenciais. EFE sk/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG