Argélia eliminou 8 milhões de minas colocadas pela França

Argel, 26 nov (EFE).- Unidades do Exército argelino especializadas em desativação de explosivos destruíram até o momento 8 milhões de minas terrestres, das 11 milhões que foram postas pelos franceses durante a guerra de independência do país norte-africano, informou hoje um porta-voz das Forças Armadas.

EFE |

Durante este ano, foram destruídas 64 mil minas, no marco de um trabalho que começou após a independência da Argélia, em 1962, e que ainda não se concluiu.

O porta-voz afirmou que o Exército intensificará as operações de desativação de minas com mais recursos humanos e materiais para as unidades especializadas.

Além disso, reforçará a formação e o treino do pessoal especializado, integrando novas técnicas de desativação, conforme os padrões internacionais.

As forças armadas prevêem eliminar as minas de todo o território argelino no máximo até abril de 2010.

Entre 1956 e 1959, o Exército colonial francês instalou campos de minas ao longo das fronteiras da Argélia com a Tunísia (460 quilômetros) e com Marrocos (700 quilômetros), para impedir a infiltração de combatentes e o transporte de armas por estes países.

Somente em outubro de 2007, as autoridades francesas aceitaram fornecer de maneira oficial os mapas dessas minas ao Governo argelino. EFE sk-jg/ib

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG