Argélia apreende mais de 15 toneladas de haxixe em três meses

Argel, 25 mar (EFE).- A Gendarmaria Nacional (Polícia militarizada) argelina apreendeu mais de 15 toneladas de haxixe no primeiro trimestre do ano, o que, em comparação com o mesmo período de 2008, representa um aumento de 213% no volume total confiscado, informa hoje um comunicado da corporação.

EFE |

Segundo a Gendarmaria, desde o começo do ano, 15.395 quilos de haxixe foram apreendidos em todo o país e 1.261 pessoas foram detidas por envolvimento em 774 casos de tráfico de entorpecentes.

No primeiro trimestre de 2008, as autoridades confiscaram quatro toneladas de haxixe, informou a mesma fonte, que disse ainda que, este ano, quase 13 toneladas da droga foram apreendidas no oeste do país, junto à fronteira com o Marrocos.

A Gendarmaria estimou que, com uma apreensão média de cinco toneladas ao mês, o total de haxixe confiscado até o fim do ano pode chegar a 60 toneladas.

Em 2007, as autoridades argelinas apreenderam cinco toneladas, volume que subiu para 30 toneladas em 2008, o que reflete "o aumento das quantidades de droga apreendidas nos eixos norte e sul do país", rota que é usado pelo tráfico para levar entorpecentes do Marrocos à Europa e ao Oriente Médio, segundo o comunicado.

Sobre o tráfico de drogas via mar, o balanço indica que, no primeiro trimestre, 472 quilos de haxixe apareceram nas praias das províncias argelinas, mais da metade dos 809 quilos da droga apreendidos nas mesmas circunstâncias em todo o ano de 2008.

Segundo o comunicado da Gendarmaria, "isto revela um novo método operacional de introdução da droga no território nacional e reflete a aparição de uma rota marítima para o tráfico".

Só em 21 e 22 março deste ano, 6,13 toneladas de haxixe foram apreendidas nas províncias de Bechar (3,09 toneladas), Tinduf (1,7) e Naama (1,34), todas elas na fronteira com o Marrocos. EFE jg/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG