deriva a declaração da UE sobre ofensiva israelense - Mundo - iG" /

Argel qualifica de deriva a declaração da UE sobre ofensiva israelense

Argel, 5 jan (EFE).- O Governo da Argélia chamou hoje de deriva a declaração da Presidência da União Européia (UE) sobre a ofensiva do Exército de Israel contra a Faixa de Gaza e expressou sua consternação por esta posição.

EFE |

No último sábado, Jiri Frantisek Potuznik, porta-voz do primeiro-ministro da República Tcheca, Mirek Topolanek, disse que a operação do Exército israelense contra Gaza era mais "defensiva" que ofensiva.

Estas afirmações foram especificadas no último domingo pelo ministro de Assuntos Exteriores da República Tcheca, Karel Schwarzenberg, que afirmou que se tratava de um "erro pessoal, um erro muito grave".

"Após a repulsiva agressão contra o povo palestino em Gaza, a Argélia recebe com consternação a postura expressada pelo porta-voz tcheco", diz hoje um comunicado do Ministério de Relações Exteriores da Argélia.

Ele acrescenta que a "Argélia deplora esta deriva causada por um pensamento político constantemente intoxicado, alimentado por aqueles, que se acreditando abrigados do julgamento inexorável da história, confundem ainda entre o ocupante e o ocupado, o agressor e o agredido, o carrasco e suas vítimas inocentes".

As autoridades argelinas reiteram seu apelo para o fim imediato "desta selvagem agressão" e renovam sua solidariedade "incondicional com o povo palestino em sua justa causa". EFE sk/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG