Arábia Saudita vai aumentar produção de petróleo

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a Arábia Saudita irá aumentar sua produção de petróleo em uma tentativa de fazer com que os altos preços do produto caiam. Os líderes sauditas, que se reuniram com Ban Ki-moon neste domingo em Jeddah, na Arábia Saudita, concordaram em produzir um adicional de 200 mil barris por dia - cerca de 2% da atual produção - a partir do próximo mês.

BBC Brasil |

A decisão teria sido tomada depois de pedidos de clientes, supostamente refinarias.

Ban se reuniu com ministro saudita para o petróleo, Ali al Naimi, e com o rei Abdullah.

O governo saudita não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Anteriormente, os sauditas disseram que haviam aumentado sua produção em 300 mil barris por dia no mês passado, mas as declarações de Ban parecem indicar que o aumento mencionado durante o encontro deste domingo será adicional.

Ban disse também que os líderes sauditas disseram que poderiam responder positivamente a outros pedidos para aumentar o fornecimento de petróleo.

Analistas acreditam que a Arábia Saudita seja o único produtor com capacidade para extrair substancialmente mais petróleo cru.

Os integrantes da Opec, a Organização dos Países Produtores de Petróleo, têm argumentado que os altos preços do petróleo têm sido causados por especuladores no mercado financeiro e não pela falta do produto.

A Arábia Saudita irá realizar um encontro entre produtores de petróleo na próxima semana.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG