Arábia Saudita rejeita pedido dos EUA de melhorar relações com Israel

Washington, 31 jul (EFE).- A Arábia Saudita rejeitou hoje o pedido do Governo dos Estados Unidos de que seus esforços sejam intensificados e que melhore suas relações com Israel, com o objetivo de propiciar um acordo que leve a uma paz duradoura no Oriente Médio.

EFE |

O ministro saudita de Assuntos Exteriores, o príncipe Saud Al Faisal, que se reuniu hoje com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que "a questão não é o que o mundo árabe oferecerá, (...) mas o que Israel dará em troca desta oferta integral de paz", estabelecida na proposta saudita de 2002.

O presidente dos EUA, Barack Obama, Hillary e o enviado especial americano para o Oriente Médio, George Mitchell, pediram aos Estados árabes que façam mais para alcançar a paz na região e dar passos concretos para melhorar sua relação com Israel.

Dentro de uma série de reuniões com líderes árabes, Obama deve se reunir na próxima segunda-feira com o emir do Kuwait, Jaber Al-Ahmed Al-Jaber Al-Sabah.

Hoje, Al Faisal afirmou que a posição do mundo árabe está claramente delineada no plano saudita, aprovado na cúpula árabe realizada em Beirute, em 2002, que propõe a paz "plena e completa", além da normalização de suas relações com Israel, em troca de sua retirada dos territórios ocupados na guerra de 1967.

"Hoje, Israel, que aceitou a iniciativa, tenta desviar a atenção ao assunto-chave, o fim da ocupação que começou em 67 e a criação de um Estado palestino, para temas secundários", disse Al Faisal, em entrevista coletiva conjunta com Hillary depois de sua reunião.

"Este não é o caminho para a paz. Israel tem que decidir se quer uma paz verdadeira, que está ao alcance, ou se quer continuar confundindo e guiar a região para um massacre da instabilidade e da violência", disse.

Por isso, "a questão realmente é o que Israel dará em troca por esta oferta integral saudita", disse. EFE cai/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG