Aquecimento pode gerar tsunamis e sismos, dizem cientistas

Por Richard Meares LONDRES (Reuters) - Terremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos gigantescos e tsunamis podem se tornar mais freqüentes à medida que o aquecimento global causa alterações na crosta terrestre, disseram cientistas na quarta-feira.

Reuters |

Mudanças geológicas relacionadas ao clima podem provocar também "erupções de metano," emissões de um potente gás do efeito estufa que hoje se encontra parcialmente armazenado em forma sólida sob o permafrost (solo permanentemente congelado) e o leito do mar, em quantidades superiores a todo o dióxido de carbono (CO2) hoje presente na atmosfera.

"A mudança climática não afeta só a atmosfera e os oceanos, mas também a crosta terrestre. Toda a Terra é um sistema interativo," disse à Reuters o professor Bill McGuire, do University College de Londres, na primeira grande conferência científica que discute os efeitos geológicos da mudança climática.

"Na comunidade política as pessoas estão quase totalmente alheias a qualquer aspecto geológico da mudança climática," acrescentou.

Os especialistas reunidos na conferência olharam para o passado a fim de tentar prever futuras mudanças, examinando especialmente a turbulência climática ocorrida ao final da última era glacial, há cerca de 12 mil anos.

"Quando o gelo se desfaz, a crosta terrestre ricocheteia para cima e isso gera terremotos, o que provoca deslizamentos submarinos, o que causa tsunamis," disse McGuire, organizador da conferência de três dias.

David Pyle, da Universidade de Oxford, disse que pequenas mudanças na massa da superfície terrestre parecem afetar a atividade vulcânica em geral, não apenas em lugares onde há recuo do gelo. Padrões climáticos também parecem afetar a atividade vulcânica, e não só o contrário, disse ele na conferência.

Os oradores foram cuidadosos em sublinhar que a maioria das conclusões por enquanto se limita a hipóteses, mas disseram que parecem crescer as evidências de que o mundo poderá estar propenso a choques em uma vasta escala.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG