desertos submarinos , adverte estudo - Mundo - iG" /

Aquecimento global cria desertos submarinos , adverte estudo

WASHINGTON - O aumento das temperaturas marinhas em zonas tropicais está criando desertos submarinos devido a uma redução nas concentrações de oxigênio, advertiu um estudo internacional divulgado nesta quinta-feira pela revista Science.

EFE |


Segundo o grupo de cientistas liderado pelo oceanólogo Lothar Stramma, da Universidade de Kiel, na Alemanha, essas condições carentes de oxigênio provavelmente têm um grande impacto sobre os ecossistemas marítimos.

"Em muitos desses sistemas, muitos organismos importantes não poderão sobreviver com a redução das concentrações de oxigênio", assinalaram.

"Os maiores macroorganismos móveis sentem as pressões ou morrem em quando se reduzem as concentrações de oxigênio", assinalaram os cientistas em seu relatório sobre o estudo.

Os cientistas, entre eles pesquisadores da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos EUA e do Instituto de Pesquisa Marinha da Alemanha, basearam sua conclusão em um estudo das concentrações médias de oxigênio em águas profundas, nos últimos 50 anos.

Essas concentrações correspondem a regiões oceânicas tropicais selecionadas nas quais se utilizaram dados históricos e medições recentes.

A análise determinou que as zonas hipóxicas estão se expandindo de maneira significativa, especialmente nas regiões tropicais do oceano Atlântico, assinalaram os cientistas.

O relatório sobre o estudo manifestou que a tendência afetará os ciclos de carbono e nitrogênio, o que causa "implicações fundamentais para os ecossistemas marítimos e, portanto, para os recursos de pesca".

Leia mais sobre: aquecimento global - emissões de carbono

    Leia tudo sobre: aquecimento global

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG