Apresentador se demite da BBC por trotes em programa

O ator e comediante Russell Brand anunciou nesta quarta-feira que pediu demissão à BBC, onde apresentava um programa de rádio na Grã-Bretanha, após receber duras críticas por levar ao ar ofensas de teor sexual. Em um comunicado, Brand pediu desculpas pelos trotes que fez por telefone contra o ator britânico Andrew Sachs e sua neta durante o programa de rádio.

BBC Brasil |

Brand disse ainda que assume a total responsabilidade pelo episódio e que sente muito que a BBC tenha sido alvo de ataques na Grã-Bretanha como resultado de suas ações.

Pouco antes da divulgação do comunicado, a BBC havia anunciado a suspensão de Brand e do apresentador Jonathan Ross, que também participou dos trotes contra Sachs que foram ao ar no programa do último dia 18, até que seja concluída uma investigação sobre o episódio.

Os telefonemas ao ator Andrew Sachs foram feitos pelos dois apresentadores em uma edição pré-gravada do programa de Brand.

Sachs não atendeu as ligações. Ross e Brand deixaram, então, recados considerados ofensivos na secretária eletrônica do ator - na gravação, Ross diz palavrões e afirma que Brand dormiu com a neta de Sachs.

18 mil reclamações
Na terça-feira, a BBC pediu desculpas pelo incidente e prometeu uma investigação interna. A Ofcom, órgão que regula os meios de comunicação britânicos, também abriu uma investigação.

A BBC recebeu nesta semana mais de 18 mil reclamações. Até o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, criticou os apresentadores pelo "comportamento inadequado e inaceitável".

Nesta quarta-feira, o diretor-geral da BBC, Mark Thompson, prometeu "anunciar nos próximos dias que tipo de medida será adotada".

"No meio tempo, decidi que não seria apropriado tanto para Russell Brand como para Jonathan Ross continuar a transmitir na BBC até que eu tenha visto o relatório completo sobre as ações envolvidas", afirmou Thompson em nota oficial.

O comunicado do diretor-geral da BBC acrescenta que o "grave lapso de tom dos dois apresentadores e das equipes de produção causou revolta" na audiência.

Passado
Os apresentadores Jonathan Ross e Russell Brand já se envolveram em episódios polêmicos no passado.

Ross é um dos apresentadores de televisão mais famosos da Grã-Bretanha. Ele comanda um programa de entrevistas na televisão, além de programas de rádio.

No ano passado, o apresentador disse, em tom de brincadeira, que devido a seu alto salário, valia "mil jornalistas da BBC", em um momento em que 2 mil pessoas foram demitidas devido a cortes na empresa.

Brand já foi demitido da MTV por aparecer no trabalho vestido como Osama Bin Laden no dia seguinte ao 11 de setembro de 2001.

Ele também perdeu o emprego em uma rádio por ler material pornográfico no ar, em plena tarde de domingo. Recentemente, o ator começou uma carreira em Hollywood, com um papel no filme Ressaca de Amor.

A vítima dos trotes foi o ator Andrew Sachs, de 78 anos, famoso nos anos 70 como o garçom Manuel na série de comédia britânica Fawlty Towers, criada pelo ator John Cleese, do grupo de comédia Monty Python.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG