State of Play , um thriller com estrelas que presta tributo ao jornalismo - Mundo - iG" /

State of Play , um thriller com estrelas que presta tributo ao jornalismo

State of play é o último thriller passado em uma redação, que faz uma grande homenagem ao jornalismo graças à atuação de Russell Crowe ao lado de Ben Affleck e de Helen Mirren, que deixam os espectadores com uma ponta de melancolia por esse quarto poder decadente.

AFP |

A sinopse resume o longa-metragem como uma partida de xadrez em Washington com a constante disputa entre os políticos, que se esforçam para manter sua influência, e jornalistas, que tentam desvendar os casos de corrupção. Mas a história enfoca-se no ofício de informar, confirmar e manter a correção, apesar da imposição do imediatismo e dos conflitos de interesses.

"Tentamos nos apegar da forma mais exata possível ao que é ser um jornalista. O Washington Post foi muito útil e realmente nos apoiaram. Cada um dos atores passou metade do dia lá (no jornal)", contou em uma entrevista coletiva à imprensa o diretor escocês do filme, Kevin Macdonald, autor de "O último rei da Escócia".

"Uma das coisas que entram em jogo nesta história é a ambiguidade da noção de imprensa objetiva", disse Crowe, que aos 45 anos interpreta o "jornalista tradicional".

As personagens e os fatos do filme parecem um quebra-cabeça de notícias reais reveladas durante a era de George W. Bush, com o toque de fatos inverossímeis que apenas Hollywood pode empregar, mas, principalmente, colocando o dedo na ferida dos princípios do jornalismo e de sua situação atual.

pb/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG