Slumdog Millionaire, do britânico Danny Boyle, foi escolhido nesta quinta-feira como melhor filme pelo Conselho Nacional de Críticos, prêmio visto como a primeira recompensa de peso na corrida pelo Oscar.

"Slumdog" se passa em Mumbai e conta a história de um jovem italiano analfabeto que, contrariando qualquer prognóstico, vence um jogo em um programa na TV e fica milionário.

Em setembro, o filme já havia conquistado o prêmio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá).

O Conselho Nacional de Críticos (National Board of Review, NBR) é um grupo composto, principalmente, por professores de cinema e tem sua base em Nova York.

Na última festa do Oscar, "Onde os fracos não têm vez", dos irmãos Coen, ganhou a estatueta dourada de melhor filme, repetindo a escolha do júri do NBR.

Neste ano, o NBR também premiou o americano David Fincher como melhor diretor, por "O curioso caso de Benjamin Button", um conto fantástico sobre um homem que rejuvenesce à medida que vai envelhecendo, estrelado por Brad Pitt.

Clint Eastwood levou o prêmio de melhor ator ("Gran Torino"), e Anne Hathaway, o de melhor atriz ("O casamento de Rachel"). Já os melhores atores coadjuvantes foram Josh Brolin ("Harvey Milk") e Penélope Cruz ("Vicky Cristina Barcelona").

Na categoria de filme estrangeiro, "Mongol", de Sergei Bodro, finalista do Oscar este ano, recebeu o prêmio do NBR, e "Man on wire", o de melhor documentário.

tq-mmz/tt/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.