Garapa estreia no Fica sem debate com José Padilha - Mundo - iG" /

Garapa estreia no Fica sem debate com José Padilha

O documentário Garapa, uma das mais esperadas atrações do XI Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), estreou na noite desta sexta-feira com um imprevisto: o debate com o diretor José Padilha, que estava programado após o fim da sessão, não aconteceu.

AFP |

De acordo com a organização do festival, Padilha veio a Goiás Velho e acompanhou a projeção, mas pediu que o debate fosse cancelado e viajou de volta para o Rio de Janeiro assim que o filme terminou. O motivo alegado pelo diretor foi uma crise de asma da filha.

Todo filmado em preto e branco, "Garapa" retrata com dureza a vida de três famílias nordestinas que sofrem com a fome endêmica, duas delas em comunidades do sertão semi-árido e uma na periferia do Recife.

O nome do documentário é uma referência à mistura de água fervida com açúcar que as mães dão a seus filhos como último recurso para aplacar a fome - no mercado, um saco de açúcar é mais barato que uma lata de leite em pó, explicam.

Padilha, que em 2008 ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim com "Tropa de elite", já havia apresentado "Garapa" em festivais internacionais como os de Tribeca, em Nova York, e na própria Berlinale. A sessão no Fica marcou a estreia do documentário no circuito comercial.

afp/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG