Exército popular de Zelaya treina na Nicarágua - Mundo - iG" /

Exército popular de Zelaya treina na Nicarágua

Um grupo com cerca de 100 hondurenhos, que fará parte do Exército Popular do presidente deposto, Manuel Zelaya, iniciou seu treinamento em um local secreto na Nicarágua, na zona da fronteira com Honduras, comprovou a AFP.

AFP |

O grupo, formado por homens jovens, não portava armas, mas realizou exercícios físicos e simulou manobras de combate, sob as ordens de hondurenhos que se identificaram como ex-membros do Exército.

Os novos milicianos, a maioria camponeses humildes, muitos descalços, mostraram entusiasmo e gritaram frases de apoio a Zelaya e contra o governo interino, liderado por Roberto Micheletti.

O treinamento ocorre em um local a poucos quilômetros do território nicaraguense, e segundo líderes do "Exército Popular", outros acampamentos foram montados ao longo da fronteira.

Zelaya anunciou na quarta-feira passada que formaria o próprio exército com os mais de 300 partidários que permanecem na cidade nicaraguense de Ocotal, para cruzar a fronteira e retomar o poder.

Nesta sexta, o presidente deposto advertiu para o risco da "violência generalizada" caso não se reverta o golpe de Estado que o tirou do governo, em 28 de junho passado.

"Ou revertemos o golpe ou haverá violência generalizada" no país, disse Zelaya em entrevista ao Canal 4 de Manágua.

"Os povos têm direito a protesto, à insurreição, como é o caso do povo hondurenho, que está sendo brutalmente reprimido".

O governo interino de Honduras suspendeu hoje o toque de recolher que vigorava no país desde o golpe de Estado, exceto pela região da fronteira com a Nicarágua.

"Resolvemos manter o toque de recolher apenas na região de fronteira no departamento de El Paraíso, assim como nas zonas fronteiriças de San Marcos de Colón, Duyure, Concepción de María, El Triunfo e Guasaule".

afp/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG