Dengue é repelente para turistas , diz jornal argentino - Mundo - iG" /

Dengue é repelente para turistas , diz jornal argentino

A epidemia de dengue no Brasil está funcionando como um repelente para turistas, de acordo com a edição desta sexta-feira do jornal argentino Página/12. A reportagem diz que a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira estima que as reservas turísticas de estrangeiros caíram 20% nos últimos dias.

BBC Brasil |

A própria ministra brasileira do Turismo, Marta Suplicy, reconhece isso, dizendo que foi reduzida sobretudo a chegada de turistas da Espanha, de Portugal e da Itália e, em menor escala, da Argentina, diz o jornal.

Citando dados da Secretaria da Saúde do Rio de Janeiro, o Página/12 informa que nos últimos cem dias foram registrados pelo menos 75.399 casos de dengue - 82 resultaram em morte.

Segundo a reportagem, o diretor de Prevenção de Enfermidades e Riscos do Ministério da Saúde da Argentina, Hugo Fernández, afirmou que "não há recomendação oficial para não se viajar ao Rio de Janeiro", mas aconselha os viajantes que se protejam usando calças compridas, camisas de manga comprida e repelente para insetos - "enfim, tudo o que minimize a possibilidade de picadas de mosquito".

Casos na Argentina
Na Argentina, há quatro casos de dengue confirmados - dois em Buenos Aires de pessoas que viajaram para a América Central; um em Córdoba de uma pessoa que retornou do Rio de Janeiro e um último caso na província de Salta, diz o jornal.

Mas pode haver mais casos. A Secretaria da Saúde da província de Missiones aguarda exames em 19 pessoas com suspeita de haver contraído a doença; na província de Mendoza, três pessoas que passaram as férias em Camboriú, em Santa Catarina. O Página/12 atribui os dados a Fernández.

O funcionário do Ministério da Saúde da Argentina descarta a possibilidade de uma epidemia de dengue no país. Segundo ele, na Grande Buenos Aires, "a queda na temperatura própria desta época torna improvável o desenvolvimento do (mosquito) Aedes (Aegypti)", transmissor da doença, embora "no norte da Argentina possam ocorrer casos endêmicos, como em outros anos".


Leia também:

  • Leia mais sobre: dengue

    • Leia tudo sobre: dengue

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG