Chef Ferrán Adriá é criticado por usar ingredientes nocivos à saúde - Mundo - iG" /

Chef Ferrán Adriá é criticado por usar ingredientes nocivos à saúde

O chef catalão Ferrán Adriá foi duramente criticado nesta quarta-feira por seu colega Santi Santamaría (três estrelas Michelin), que o acusou de cozinhar com produtos que atentam contra a saúde.

AFP |

Santamaría, que na terça-feira foi premiado em Madri com o "Prêmio de Hoje", dotado em 60.000 euros, por seu livro "La cocina al desnudo", denunciou o uso de substâncias químicas, perigosas para a saúde em altas doses, na chamada cozinha molecular ou de vanguarda, liderada por Adriá, também três estrelas Michelin.

O cozinheiro se refere ao consumo de metilcelulose, um emulsificante de origem vegetal que está presente em algumas cozinhas consideradas de vanguarda.

No livro que lhe valeu o prêmio, entregue pelo ministro espanhol da Cultura, César Antonio Molina, Santamaría critica com veemência o "espetáculo mediático" em torno de alguns 'chefs' e se referiu a seu "divórcio conceitual e ético" com Adriá.

Em seu discurso também criticou os métodos e os ingredientes deste tipo de cozinha mediática e dos cozinheiros "pretensiosos", que "dão de comer a seus clientes pratos que nem eles mesmos comeriam".

O livro, que será lançado no dia 27 de maio, denuncia o ocaso da cozinha doméstica e a proliferação da "cozinha-espetáculo", que utiliza ingredientes e métodos da cozinha industrial em detrimento da qualidade e da natureza dos produtos.

apa/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG