Benjamin Button lidera indicações ao Oscar seguido por Slumdog Millionaire - Mundo - iG" /

Benjamin Button lidera indicações ao Oscar seguido por Slumdog Millionaire

A história de amor baseada em um conto de F. Scott Fitzgerald O Curioso Caso de Benjamin Button já pode ser considerada a vencedora no Oscar, ao menos no que diz respeito ao número de indicações, já que o filme concorre em 13 categorias, como anunciou a Academia de Hollywood nesta quinta-feira.

AFP |

O romance aclamado pela crítica, protagonizado por Brad Pitt como um homem que rejuvenesce ao invés de envelhecer, superou o drama passado na Índia "Slumdog Millionaire", que venceu o Globo de Ouro e recebeu 10 indicações ao Oscar.

"Benjamin Button" recebeu indicações nas principais categorias, incluindo melhor filme e diretor, além da presença de Pitt entre os melhores atores.

As 13 indicações do longa-metragem ficaram a apenas uma do recorde de 14, que pertence a "Titanic" (1997) e "A Malvada" (1950), com Bette Davis, duas obras que levaram a estatueta de melhor filme.

O anúncio desapontou os fãs do último filme de Batman, o blockbuster "O Cavaleiro das Trevas", que não foi indicado como melhor filme ou diretor, como até alguns críticos imaginavam.

No entanto, como já era esperado o filme conseguiu uma indicação póstuma para o australiano Heath Ledger como ator coadjuvante, exatamente um ano depois de sua morte em consequência de uma overdose acidental de medicamentos.

Ele foi encontrado morto em 22 de janeiro do ano passado em um apartamento no exclusivo bairro do Soho de Nova York.

Ledger, que já ganhou o Globo de Ouro na categoria pela performance como Coringa, é o favorito e pode se tornar o primeiro ator a ganhar um Oscar póstumo desde que Peter Finch venceu a estatueta de coadjuvante em 1976 por "Rede de Intrigas".

O anúncio dos vencedores será feito no dia 22 de fevereiro no Teatro Khodak.

As indicações ao Oscar voltaram a levantar as esperanças de "Benjamin Button," que foi completamente ignorado no início do mês no Globo de Ouro, quando "Slumdog Millionaire" venceu em quatro categorias (filme, diretor, roteiro e trilha sonora).

No entanto, o épico romântico de David Fincher pode ser considerado agora o longa a ser batido. Historicamente, o filme com mais indicações tende a vencer o Oscar de melhor filme.

Outros concorrentes a melhor filme são o drama político "Frost/Nixon" e a cinebiografia "Milk - A Voz da Igualdade", dirigida por Gus Van Sant e estrelada por Sean Penn como o político gay Harvey Milk.

A indicação surpresa que parece ter acabado com as chances de "O Cavaleiro das Trevas" foi para o drama pós-guerra "O Leitor", de Stephen Daldry.

Nas categorias de interpretação, o astro de "Benjamin Button", Brad Pitt, vai concorrer com o favorito da crítica Mickey Rourke, muito elogiado pelo papel de atleta decadente em "O Lutador," Sean Penn por "Milk" e Frank Langella, que personifica o ex-presidente americano Richard Nixon em decadência em "Frost/Nixon." Richard Jenkins por "The Visitor" completa a lista.

A esposa de Pitt, Angelina Jolie, também foi indicada como melhor atriz por "A Troca", de Clint Eastwood. Ela concorre com a britânica Kate Winslet ("O Leitor"), Meryl Streep ("Dúvida"), Anne Hathaway ("O Casamento de Rachel") e Melissa Leo ("Rio Congelado").

Os diretores indicados são os mesmos dos filmes que concorrem na categoria principal.

Fincher foi indicado por "Benjamin Button" e o britânico Danny Boyle por "Slumdog Millionaire." Ron Howard, que já levou o Oscar por "Uma Mente Brilhante", concorre por "Frost/Nixon", assim como Gus Van Sant por "Milk" e Stephen Daldry for "O Leitor".

Na categoria de ator coadjuvante, Ledger concorre com Robert Downey Jr ("Trovão Tropical"), Josh Brolin ("Milk"), Philip Seymour Hoffman ("Dúvida") e Michael Shannon ("Foi Apenas um Sonho)".

Na categoria atriz coadjuvante a disputa ficou entre duas estrelas de "Dúvida", Viola Davis e Amy Adams, além da espanhola Penelope Cruz pela comédia de Woody Allen "Vicky Cristina Barcelona". Marisa Tomei ("O Lutador") e Taraji P. Henson ("Benjamin Button") completam a lista.

Na categoria de filme em língua estrangeira os indicados foram "Waltz with Bashir" de Israel, "The Baader Meinhof Complex", da Alemanha, o francês "The Class" ("Entre les murs"), vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o japonês "Departures" e o austríaco "Revanche".

Entre os filmes de animação a disputa ficou entre "Bolt", "Kung Fu Panda" e o favorito da crítica "Wall-E", que também foi indicado nas categorias de roteiro, trilha sonora e música original.

rcw/fp/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG