Após vitória, Obama esperará até 20 de janeiro para assumir

Washington, 5 nov (EFE).- Estas são algumas das datas-chave até que o democrata Barack Obama se instale na Casa Branca, em 20 de janeiro, como novo presidente dos Estados Unidos, após sua vitória eleitoral de ontem.

EFE |

- 9 de dezembro: Data limite para que cada estado confirme os nomes dos delegados que participarão do Colégio Eleitoral, de 538 membros no total e que, por sua vez, elegerá o presidente.

- Até 15 de dezembro: o governador de cada estado envia ao Federal Register (Diário Oficial federal) um certificado dos resultados das eleições de 4 de novembro, com a lista dos nomes dos delegados que representarão seu estado.

- 15 de dezembro: Os delegados se reúnem em seus respectivos estados para votar no presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, e enviam os certificados dos resultados de sua votação ao presidente do Senado e ao Arquivo Nacional.

- 24 de dezembro: Prazo limite para que o presidente do Senado e o Arquivo Nacional recebam os resultados da votação dos delegados de cada estado.

- Até 3 de janeiro: O Arquivo Nacional entrega ao Congresso os certificados recebidos dos delegados de cada estado.

- 6 de janeiro: O Congresso reúne-se em uma sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Representantes para fazer a apuração dos votos dos membros do Colégio Eleitoral. Se nenhum candidato receber uma maioria de 270 votos, a Câmara de Representantes elege o presidente e o Senado elege o vice-presidente.

- 20 de janeiro: O novo presidente dos Estados Unidos assume o cargo às 12h de Washington (15h de Brasília). EFE wm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG