Sydney (Austrália), 25 jul (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, iniciou hoje uma visita extra-oficial à Austrália, onde decidiu fazer uma breve escala após sua viagem pela Ásia.

Rice chegou na noite de quarta-feira à cidade australiana de Perth, capital do estado da Austrália Ocidental, depois de ter embarcada em um vôo que saiu de Cingapura, onde tomou participou de um fórum regional sobre segurança.

A visita da secretária de Estado americana responde a um convite pessoal de seu colega australiano, Stephen Smith, que a acompanhou na viagem até à Austrália.

Rice e Smith marcaram preseça no encontro anual do Fórum Regional da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que recebeu chanceleres de 26 países.

Enquanto estiver na Austrália, Rice não manterá reuniões oficiais. A responsável pela diplomacia dos Estados Unidos deverá visitar a escola em que a filha de Smith estuda, o centro das Forças Armadas Especiais de Swanbourne e o memorial de guerra de Kings Park.

Na noite de sexta-feira, Rice viajará para a Nova Zelândia e, antes de voltar para Washington, vai fazer paradas em Ápia (Samoa) e no Havaí . EFE mg/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.