agressão sofrida pouco antes da Missa do Galo, e celebra na manhã desta sexta-feira a tradicional benção Urbi et Orbi (À cidade e ao mundo)." / agressão sofrida pouco antes da Missa do Galo, e celebra na manhã desta sexta-feira a tradicional benção Urbi et Orbi (À cidade e ao mundo)." /

Após ser derrubado, Bento 16 mantém agenda como previsto

VATICANO - O papa Bento 16 manteve inalterada a agenda de Natal, apesar da http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/12/24/papa+cai+em+tumulto+causado+por+fiel+que+tentou+se+aproximar+dele+9255681.html target=_topagressão sofrida pouco antes da Missa do Galo, e celebra na manhã desta sexta-feira a tradicional benção Urbi et Orbi (À cidade e ao mundo).

iG São Paulo |

"O papa pronunciará ao meio-dia (hora da Itália), como estava previsto, a benção 'Urbi et Orbi', da sacada da Basílica para a praça de São Pedro", afirmou o porta-voz do Vaticano, o padre Ciro Benedettini.

"Poderão ver que (o Sumo Pontífice) está bem", acrescentou, ao recordar que a benção é pronunciada em 60 línguas. "O que aconteceu não é o fim do mundo", completou, ao comentar a agressão.

Veja o vídeo ( canal da Associated Press no YouTube )

Agressão e queda

Uma mulher, aparentemente com problemas psíquicos, superou a barreira de segurança e derrubou o papa quando este avançava pela Basílica ao lado de 30 cardeais. Mas Bento 16, de 82 anos, se levantou rapidamente e celebrou a Missa do Galo, a quinta de seu pontificado.

A mulher, uma ítalo-suíça de 25 anos, foi hospitalizada, anunciou o porta-voz papal Federico Lombardi.

No incidente, o cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, também caiu e fraturou o fêmur.

AFP
Papa celebra missa do Galo
A Missa do Galo continuou normalmente mesmo após o incidente.

Outro caso

No ano passado, ao fim da Missa do Galo, também uma mulher - não se descarta que seja a mesma desta quinta-feira - tentou se aproximar do papa, mas foi contida por um oficial da guarda vaticana.

O episódio chamou a atenção do Pontífice e foi registrado pelas câmeras. A segurança do Vaticano, porém, não considerou o episódio relevante e disse que a integridade de Bento 16 não foi colocada em risco.

* Com AFP

Leia mais sobre: papa

    Leia tudo sobre: papa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG