Após quase 6 horas, cosmonautas russos concluem segunda caminhada espacial

Washington, 15 jul (EFE).- Os cosmonautas russos Serguei Volkov e Oleg Kononenko completaram hoje sua segunda caminhada em torno da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

EFE |

"Os dois concluíram com sucesso todas as tarefas do dia", indicou a transmissão televisiva da atividade extraveicular, minutos antes de os cosmonautas fecharem a escotilha da nave Soyuz, às 20h04 (de Brasília), após quase seis horas de trabalho.

"Todos em terra estão muito felizes com o trabalho feito, tudo foi muito profissional", acrescentou.

Durante a incursão, a quase 400 quilômetros da superfície terrestre, Volkov e Kononenko recolheram um experimento científico e instalaram novos equipamentos na fuselagem do módulo russo.

Os dois também deram continuidade à instalação de um sistema de acoplamento no módulo de serviço "Zvezda", para que este receba um laboratório móvel no ano que vem.

A instalação do sistema de acoplamento havia sido deixada de lado na caminhada espacial que os dois cosmonautas fizeram na quinta-feira passada para retirar um dos eixos explosivos do mecanismo da nave "Soyuz".

A falha desse eixo explosivo, que será levado à Terra para ser examinado pelos especialistas, provocou um problema no módulo de separação no retorno da Soyuz em abril deste ano e no ano passado.

O plano de trabalho da caminhada de hoje incluiu ainda a instalação de um aparelho que será utilizado em um experimento relacionado à previsão de tremores de terra e de uma plataforma que permitirá a fixação dos pés dos cosmonautas, para que estes possam ficar com as mãos livres. EFE ojl/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG