Após passar por Israel, Amorim visita territórios palestinos

Ministro das Relações Exteriores do Brasil se encontra com premiê israelense e líderes palestinos

iG São Paulo |

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, se reuniu nesta segunda-feira em Ramallah, na Cisjordânia, com líderes palestinos para tentar impulsionar o processo de paz no Oriente Médio. Amorim esteve na sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP) com o primeiro-ministro Salam Fayyad e com o chanceler Riad al-Maliki.

No último domingo, Amorim esteve em Israel para se reunir com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, em Tel Aviv. Ao contrário do habitual, nem o gabinete do primeiro-ministro nem a embaixada brasileira em Israel informaram a imprensa sobre este encontro.

O diário israelense "Maariv", que qualifica a reunião de "secreta", assegura que Netanyahu pediu a Amorim que transmita uma mensagem à liderança palestina para conseguir o reinício das negociações diretas de paz. Segundo o jornal, o chanceler brasileiro deve voltar a se reunir com representantes israelenses para transmiti-los a resposta da ANP. Na quarta-feira, Amorim seguirá viagem pela região e irá a Damasco.

Negociações indiretas

Os israelenses e os palestinos iniciaram em maio passado discussões indiretas, chamadas "de proximidade", sob patrocínio do emissário americano para o Oriente Médio, George Mitchell.

O Brasil tenta desempenhar o papel de mediador no Oriente Médio depois de concluir em maio um acordo com a Turquia sobre a questão do programa nuclear iraniano. As autoridades brasileira sã partidárias da intervenção de novos interlocutores no processo de paz e de um diálogo com todos os países da região.

* Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: israelpalestinosoriente médiobrasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG