Após novas prévias, democratas recorrem à calculadora nos Estados Unidos

Washington - As vitórias de Barack Obama na prévia da Carolina do Norte e de Hillary Clinton na de Indiana fizeram os democratas recorrerem hoje às calculadoras para determinar o balanço de delegados para a Convenção Nacional que designará o candidato presidencial do partido às eleições americanas.

EFE |

Na Carolina do Norte, o senador por Illinois ganhou com 56% dos votos contra 42% de Hillary, que em Indiana venceu com 51% dos votos.

Dado que o Partido Democrata estabelece os delegados proporcionalmente aos votos populares, a vantagem de 14 pontos de Obama na Carolina do Norte foi mais produtiva que a de apenas 2 pontos para Hillary em Indiana.

Para assegurar sua candidatura presidencial nas eleições de novembro, os aspirantes democratas precisam do apoio de 2.025 delegados na Convenção Nacional, que será realizada entre 25 e 28 de agosto, em Denver.

Até a manhã de hoje, Obama já havia ganhado 1.805 delegados nas prévias, contra 1.684 da adversária, embora estes números possam ter alguns ajustes menores quando forem concluídas as apurações dos votos por correio e outros detalhes eleitorais.

Restam ainda as primárias da Virgínia Ocidental, Kentucky, Oregon, Porto Rico, Montana e Dakota do Sul com um total de 217 delegados em jogo.

Mas a atenção está cada vez mais voltada para os "superdelegados", que não são escolhidos pelos eleitores, mas participam da Convenção em virtude de seus postos dentro do Partido Democrata.

O resultado das primárias de terça-feira provavelmente levará a mais pronunciamentos dos superdelegados que, em sua maioria, mantêm-se na expectativa.

Até esta manhã, 271 superdelegados declararam seu apoio a Hillary e 256 a Obama, mas as regras do Partido permitem que mudem suas lealdades segundo seu critério sobre qual dos candidatos tem mais chances de vencer a disputa presidencial.

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG