Após Montenegro, Macedônia reconhece independência do Kosovo

Skopje, 9 out (EFE) - O Governo da Macedônia reconheceu hoje a independência e a soberania do Kosovo, informou o ministro de Exteriores macedônio, Antonio Milososki.

EFE |

A decisão do Governo foi tomada pouco depois de o Parlamento nacional recomendar reconhecer a soberania kosovar ao aprovar uma proposta dos partidos albano-macedônios sobre a questão.

A Macedônia é o segundo país da região que reconhece hoje o Kosovo, após Montenegro dar o mesmo passo horas antes.

Os dois reconhecimentos foram decididos um dia depois que a Assembléia Geral da ONU apoiou a iniciativa da Sérvia para que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) se pronuncie sobre a legalidade da proclamação unilateral da independência do Kosovo, que ocorreu em fevereiro.

A Sérvia, que vê o Kosovo como sua província e parte inalienável de seu território, considera que, após o apoio obtido pela maioria dos países da ONU, é difícil justificar novos reconhecimentos, e anunciou que tomará medidas contra os países vizinhos que derem esse passo.

Em resposta ao reconhecimento de Montenegro, Belgrado já anunciou que tirou a hospitalidade ao embaixador montenegrino na Sérvia. EFE sn/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG