Cinco anos após ter sido proibido pelas autoridades esportivas chinesas de namorar, o jogador de tênis de mesa Wang Hao, número 1 do mundo, foi finalmente autorizado a manter um relacionamento amoroso.

O anúncio da autorização para que Wang, de 26 anos, namore foi feito pelo capitão da equipe nacional de tênis de mesa após a mídia local ter divulgado a notícia de seu envolvimento com Peng Luyang, também jogadora da seleção nacional de ping-pong.


Wang Hao comemora durante jogo do Mundial de Tênis de Mesa em maio deste ano / Getty

Em 2004, a então namorada de Wang, a também mesatenista Fan Ying, de 17 anos, foi expulsa da seleção nacional que disputaria a Olimpíada de Atenas por causa do namoro.

Outras duas atletas e um atleta homem também foram afastados da seleção nacional pelo mesmo motivo. Apesar de não ter sido expulso na ocasião, Wang foi proibido de namorar.

"A equipe nacional tem algumas regras em relação aos relacionamentos entre atletas jovens, e sugerimos que eles não se envolvam em assuntos amorosos com menos de 24 anos, ou isso pode afetar seu treinamento", afirmou o capitão da equipe nacional de tênis de mesa, Huang Biao, à mídia chinesa.

"Mas eles (Peng e Wang) devem ser capazes de lidar com isso e o namoro pode ajudá-los no treinamento", disse Huang.

Para a mesatenista Qiao Yunping, medalha de prata na Olimpíada de 1996 e também integrante da equipe nacional, "ambos já têm idade suficiente, e o relacionamento é normal".

Leia mais sobre namoro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.