Após 72 horas de trégua, Israel reabre duas passagens comerciais com Gaza

GAZA - Após 72 horas de trégua entre Hamas e Israel, as autoridades israelenses relaxaram hoje o cerco à Faixa de Gaza ao reabrir duas passagens comerciais e permitir a entrada de alimentos e combustível.

EFE |

Segundo fontes da segurança palestina, às 9h (3h de Brasília), o Exército israelense reabriu as passagens de Nahal Oz, destinado à entrada de combustível derivado do petróleo, e Sufa, situado no sudeste de Gaza e empregado para a entrada de bens comerciais e humanitários.

De manhã, centenas de caminhões e outros veículos comerciais esperavam frente a ambos passos, algo inédito desde que há um ano Israel estreitou seu cerco à faixa após sua tomada pelo Hamas.

Desde novembro, quando declarou Gaza "território inimigo", Israel limitou a entrada à faixa de combustível e alimentos a extremos que a aproximavam à crise humanitária, segundo denunciavam ONG e organismos internacionais.

O relaxamento desse cerco e o aumento da entrada de bens faz parte do acordo de cessar-fogo temporário iniciado na manhã da quinta-feira passada.

Israel aumentará em 30% a quantidade de bens que permite entrar na faixa, incluindo roupa, calçado e móveis, que não entravam desde há um ano, segundo fontes do Hamas.

Leia mais sobre Israel - Hamas

    Leia tudo sobre: hamas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG