Após 37 anos, rainha Elizabeth II volta a visitar a Turquia

Istambul, 13 mai (EFE).- A rainha Elizabeth II da Inglaterra e seu marido, o príncipe Philip, iniciam hoje uma visita de Estado à Turquia, 37 anos após sua primeira viagem oficial a este país.

EFE |

Está previsto que, ao chegar à capital Ancara, o casal real visite o mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, fundador e primeiro presidente da República da Turquia.

Posteriormente, Elizabeth II e seu marido serão recebidos no palácio presidencial de Cankaya pelo presidente turco, Abdullah Gül, e sua mulher, Hayrünnisa Gül, com os quais terão uma conversa particular. Em seguida, os quatro participarão de um jantar para 250 pessoas.

Amanhã, a rainha irá até a cidade de Bursa, no noroeste da Turquia, e na quinta-feira viajará para Istambul, onde vai inaugurar uma exposição de artistas turcos e ingleses. Neste mesmo dia, Elizabeth oferecerá um jantar para o presidente turco.

No último dia de sua visita, a rainha participará ainda de uma recepção oficial na Embaixada britânica de Ancara, que deve contar com a presença do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

A última visita da rainha à Turquia foi em 1971, poucos depois de um golpe militar que derrubou o então primeiro-ministro turco Suleyman Demirel.

O jornal local "Sabah" ressaltou hoje que Elizabeth II vai se deparar com um país totalmente diferente. O periódico cita como exemplo o fato de que em 1971 havia 1.272 televisores na Turquia, enquanto hoje este número chega a 42 milhões. EFE Amu/rr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG