Apoio popular a Naoto Kan aumenta após as mudanças no Governo

Na última sexta-feira, líder japonês anunciou a mudança de membros de seu Gabinete

EFE |

Tóquio - O apoio dos japoneses ao primeiro-ministro Naoto Kan aumentou depois que nesta sexta-feira o líder japonês mudou a maioria dos membros de seu Gabinete, segundo várias pesquisas publicadas hoje por meios de imprensa locais.

Uma pesquisa do jornal "Yomiuri" assinala que Kan conta com um respaldo de 66%, contra 64% que tinha quando chegou ao poder há pouco mais de três meses e 59% no começo deste mês. O jornal "Mainichi" aponta que o apoio ao primeiro-ministro subiu para 64%, dos 48% de há um mês e muito perto de 66% que tinha quando assumiu o Governo.

O mesmo jornal indica que após o aumento da popularidade de Kan está sua decisão de que a maioria dos novos ministros sejam críticos de Ichiro Ozawa, ex-secretário-geral do governante Partido Democrático (PD) e um veterano e controvertido peso pesado da política japonesa. Ozawa foi derrotado por Kan na terça-feira passada em uma eleição interna à Presidência do PD, o que ratificou o primeiro-ministro no Governo já que o cargo de número um do partido está aparelhado ao de chefe do Executivo.

Três dias após essa vitória o primeiro-ministro mudou 12 ministros do Gabinete, entre eles o de Exteriores, embora tenha deixado intocável a importante pasta de Finanças. Naoto Kan, o quinto primeiro-ministro do Japão em quatro anos, chegou ao poder em junho depois da súbita demissão de Yukio Hatoyama por causa da queda de sua popularidade.

    Leia tudo sobre: iGjapãonaoto kan

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG