Apoio ao primeiro-ministro do Japão cai para 55%

Tóquio, 20 dez (EFE).- O apoio ao Governo do primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, caiu 4 pontos nas últimas duas semanas para 55%, segundo o jornal Yomiuri Shimbun, que o atribui a sua política sobre as bases dos Estados Unidos no país.

EFE |

Segundo uma pesquisa publicada hoje pelo jornal, 33% "desaprova" a gestão do chefe do Executivo, contra 29% que o fazia em uma pesquisa realizada no começo deste mês.

Mais de 51% dos indagados disseram não apreciar o fato de que Hatoyama tenha adiado até o ano de 2010 a mudança de uma das bases militares americanos no arquipélago de Okinawa (sul).

Na terça-feira passada, o Executivo anunciou que esperaria até o próximo ano para determinar se a base aérea de Futenma, atualmente em uma área residencial de Okinawa, é transferida para outro lugar do mesmo arquipélago ou para fora do país.

Sessenta e oito por cento dos entrevitados pelo "Yomiuri Shimbun" consideram que adiar a decisão danificará às relações entre Japão e EUA.

Além disso, 35% considera que a base deve ser transferida para outro país; 34% opina que é adequado que ela seja movida para Nago, também em Okinawa, como estabelece o pacto de 2006; e 14% sustenta que deve ser transferida para fora de Okinawa mas dentro do Japão.

EFE mic/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG