Apoio a Berlusconi cai ligeiramente após escândalos

ROMA - A aprovação ao primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, caiu abaixo dos 50 por cento após um escândalo com prostitutas e notícias de que sua mulher está o divorciando por conta de um suposto relacionamento do político com uma adolescente de Nápoles. A credibilidade de Berlusconi está sob ataque em um momento em que ele se prepara para receber uma cúpula de líderes do G8.

Reuters |

O magnata da mídia, 72 anos, tem um índice de aprovação de 49,1 por cento na nova pesquisa de opinião do ISPO para o jornal Corriere della Sera publicada no domingo. O dado se compara a uma média de aprovação de 51 por cento registrada pelo premiê nos primeiros cinco meses de 2009.

Isso é bem abaixo do apoio de 61 por cento que o próprio Berlusconi

AFP
Noemi Letizia, suposto pivô do divórcio de
Berlusconi, nega romance
disse esta semana desfrutar, citando dados de suas próprias pesquisas privadas.

"O fato é que, apesar de tudo, Berlusconi ainda tem o apoio de cerca de metade do povo italiano", afirmou o analista político Renato Mannheimer em comentários ao jornal.

O escândalo eclodiu em maio, quando a mulher de Berlusconi disse estar entrando com um pedido legal de divórcio por causa da amizade do primeiro-ministro com uma moça de 18 anos, Noemi Letizia, e também pelo fato de ele promover mulheres jovens e bonitas na política.

AFP
Homem vê fotos de convidados nus em festas promovidas por Berlusconi

Desde então, os problemas de Berlusconi se agravaram com a divulgação de fotos de festas promovidas em sua vila na Sardenha, mostrando mulheres vestidas sumariamente. A crise atingiu o auge quando uma acompanhante afirmou que ela e outras tinham sido pagas para participar de suas festas e que ela teria dormido com ele em Roma.

O premiê, de centro-direita, - que não negou ter recebido as mulheres em sua casa, mas disse não saber que elas eram prostitutas - afirma que tudo é um "ataque subversivo" organizado pela mídia esquerdista.

Leia mais sobre: Berlusconi

    Leia tudo sobre: berlusconi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG