não querem voltar para o Brasil - Mundo - iG" /

Apesar de violência, brasileiros em Gaza não querem voltar para o Brasil

A sub-chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, Rosimar Suzano, disse que as famílias de brasileiros na Faixa de Gaza não têm intenção de voltar para o Brasil, apesar da violência que toma conta do território palestino. Eles estão se sentindo relativamente seguros e até agora não manifestaram a vontade de voltar para o Brasil, disse Suzano, em entrevista por telefone à BBC Brasil.

BBC Brasil |

A diplomata disse que mantém contato diário com as três famílias por telefone. Os brasileiros em Gaza são dois homens e uma mulher, todos com cônjuges palestinos, e vivem no campo de refugiados de Jabaliya.

Na sexta-feira, o governo israelense começou a permitir que estrangeiros começassem a deixar a Faixa de Gaza, que vem sendo alvo de ataques israelenses há oito dias.

Estima-se que mais de 300 estrangeiros já tenham passado pelo posto de fronteira de Erez nas últimas 24 horas.

A diplomata explicou que o caso dos brasileiros é mais complicado porque todos eles têm carteira de identidade palestina.

"Os nossos brasileiros em Gaza são também palestinos. Então qualquer movimentação deles para fora do território envolveria negociações com as autoridades de Gaza, de Israel, e do país para onde eles forem", explicou.

"Isto complica o quadro", acrescentou.

A diplomata disse que em um caso extremo os brasileiros poderiam argumentar ter dupla nacionalidade para tentar sair de Gaza, mas que, por enquanto, a situação deles "continua como está".

Desde o início da ação militar, as forças israelenses já atacaram mais de 500 alvos do Hamas em Gaza. Mais de 400 pessoas foram mortas, 25% delas civis, segundo fontes das Nações Unidas.

Até agora, quatro israelenses morreram em decorrência dos ataques com foguetes palestinos.

Israel afirma que a ação militar na Faixa de Gaza tem o objetivo de interromper esses ataques.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG