Apesar da ameaça de atentado, Polícia diz que Obama não corre perigo

Denver (EUA.), 26 ago (EFE).

EFE |

- As autoridades de Denver afirmaram hoje que o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, não corre perigo, apesar da detenção de quatro membros de grupos supremacistas que estariam planejando um atentado contra o senador.

"O que podemos dizer é que estamos absolutamente confiantes em que não existe nenhuma ameaça crível contra a vida do candidato, a convenção democrata ou os habitantes do Colorado", disse hoje em comunicado o procurador-geral do estado, Troy Eid.

A Promotoria, o FBI (polícia federal americana) e a Polícia local de Aurora, onde aconteceu a detenção, convocaram para esta noite uma coletiva de imprensa para dar mais detalhes sobre o suposto atentado.

Segundo os próprios acusados, o atentado iria acontecer na quinta-feira durante o grande discurso que Barack Obama fará em um estádio de Denver.

A primeira das detenções aconteceu no domingo, quando em um controle rotineiro de trânsito, a Polícia detectou um veículo que era conduzido de forma estranha e deteve o motorista, Tharin Robert Gartrell, de 28 anos, em Aurora.

No interior da caminhonete, a Polícia encontrou armas, drogas, rádios, um colete à prova de balas e carteiras de motoristas falsas.

Esta detenção, também acarretou na prisão de outras três pessoas, Shawn Robert Adolf, de 33 anos e Nathan Johnson, de 32 anos, que foi encontrado em um quarto de motel.

O FBI investiga o envolvimento das quatro pessoas com grupos supremacistas brancos.

Segundo a rede "CBS4", um dos suspeitos declarou à Polícia que "iria matar Obama utilizando uma espingarda" a uma distância de 685 metros.

Por ocasião da convenção, as autoridades de Denver iniciaram um complexo plano de segurança coordenado com meia centena de agências governamentais, entre elas o FBI, e que supôs o desdobramento na cidade de cerca de cinco mil agentes. EFE pgp/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG