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Ao comparar com Obama, marqueteiro diz que compromisso de Lula é verdadeiro

O britânico Mike Lee, homem por trás do marketing da candidatura do Rio para sediar a Olimpíada de 2016 e da campanha vitoriosa de Londres para 2012, disse que a atuação que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem tendo em Copenhague para a votação do Comitê Olímpico Internacional (COI), terá um impacto diferente da presença do presidente americano, Barack Obama. Ele (Lula) mostrou um compromisso verdadeiro, que é o que se precisa de um presidente, afirmou.

BBC Brasil |

"Lula tem trabalhado por essa candidatura há mais de dois anos. Ele viajou pelo mundo, conversou com membros do COI, foi a Pequim durante a Olimpíada de 2008, foi a Londres conhecer as obras do Parque Olímpico, deu garantias absolutas do apoio do governo aos Jogos e chegou a Copenhague cedo", disse Mike Lee.

Obama é aguardado em Copenhague na sexta-feira, para promover Chicago na briga pelas Olimpíadas de 2016.

'Histórico'
Para Lee, que foi consultor de mídia do Comitê -fweria Organizador Rio-2016, a candidatura brasileira neste ano é "histórica".

"Este é o momento do Brasil. E quando você alia a possibilidade de investimentos que o país abre, a qualidade da liderança política, a experiência adquirida com o Pan-2007 e o enorme apelo emocional do Brasil, você tem tudo para ter uma grande campanha", concluiu.

Apesar de ter desenvolvido a campanha que deu a Londres os Jogos de 2012, Lee reconheceu que o marketing não é tudo em uma candidatura a cidade-sede.

"Você tem que ter substância. Se não tiver, eles (o COI) vão descobrir", afirmou.

Segundo o marketeiro, o nível de competitividade para sediar a Olimpíada aumentou muito em relação à escolha da sede de 2012, realizada há quatro anos em Cingapura.

"A vitória de Londres nos ensinou a importância de se desenvolver uma campanha global e a falar a língua do movimento olímpico. Hoje, se você quiser jogar nesta mesa, tem que investir", disse Lee.

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