coragem política da UE para impulsionar paz no Oriente Médio - Mundo - iG" /

ANP pede coragem política da UE para impulsionar paz no Oriente Médio

Madri, 22 jan (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Riyad al Malki, pediu hoje coragem política à União Europeia (UE) para impulsionar o enfraquecido processo de paz no Oriente Médio.

EFE |

Em um encontro com jornalistas realizado em Madri, Malki afirmou que a ANP procura não só a "assistência financeira" da UE, mas coragem política para desbloquear o processo de paz.

Nesse sentido, o responsável pela diplomacia da ANP avaliou a disposição da Espanha, que ocupa a Presidência da UE neste semestre, de tentar retomar as conversas entre palestinos e israelenses, paralisadas há mais de um ano.

"A Espanha nos disse que uma de suas prioridades como presidente da UE é tomar o assunto do Oriente Médio e do conflito palestino-israelense e ver como movimentar esse processo de negociações entre as partes", declarou Malki.

O ministro destacou que "há um grande interesse por parte da Espanha de coordenar com o restante dos países da UE e os integrantes do Quarteto de Madri (Estados Unidos, UE, ONU e Rússia) as condições positivas e necessárias, e de retomar as conversas entre palestinos e israelenses o mais rápido possível".

Malki também defendeu um "trabalho coordenado" entre UE, EUA e ONU para criar um "conceito de paz que possa ser oferecido às partes do conflito".

Além disso, o ministro expressou sua "confiança" em que o Governo do presidente americano, Barack Obama, contribua para "conseguir uma saída para o conflito atual". EFE pa/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG