Dia da Ruptura do Bloqueio - Mundo - iG" /

ANP pede que 27 de junho seja declarado Dia da Ruptura do Bloqueio

Cairo, 17 jun (EFE).- A Autoridade Nacional Palestina (ANP) pediu hoje aos países árabes que declarem 27 de junho como Dia da Ruptura do Bloqueio contra a Faixa de Gaza, imposto há um ano por Israel e pela comunidade internacional.

EFE |

O isolamento da Faixa de Gaza começou depois que o movimento islâmico Hamas assumiu o controle total deste território palestino, após vários dias de violentos confrontoss com os nacionalistas do Fatah, liderado pelo presidente da ANP, Mahmoud Abbas.

Além disso, os palestinos solicitaram que 21 de agosto seja o dia da solidariedade à Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, considerado o terceiro templo mais sagrado do Islã, depois das mesquitas de Meca e Medina, na Arábia Saudita.

A ANP também quer que 18 de setembro se transforme no dia dos meios de informação árabe, para lembrar os massacres nos campos de refugiados palestinos de Sabra e Shatila em Beirute, cometidos em 1982 por milícias cristãs libanesas.

As três demandas foram apresentadas ao comitê permanente dos Ministérios de Informação árabes, que se reuniu hoje na sede da Liga Árabe no Cairo. EFE nq/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG