Anos 00, os mais quentes da história

O Instituto Oceânico e Atmosférico Americano (NOAA) confirmou as projeções da Organização Meteorológica Mundial (OMM) apresentadas em Copenhague: a última década será a mais quente da história, com temperaturas superiores de 0,54ºC à média das do século XX.

AFP |

O ano de 2009 é um dos mais quentes da década, e tem tudo para ser um dos cinco ou seis mais quentes da história, informou o Instituto Oceânico e Atmosférico Americano (NOAA), em relatório.

"Tanto a temperatura da Terra como a da superfície dos oceanos teve um aumento médio de 0,56ºC em relação aos valores normais, e é a quinta mais quente já registrada", afirmaram os pesquisadores do NOAA, que começou a medir as temperaturas em 1880.

A superfície da calota polar do Ártico atingiu seu nível mínimo pelo terceiro ano consecutivo, enquanto as temperaturas dos oceanos são as sextas mais quentes já registradas (+0,47ºC em relação à média do século XX).

Nos Estados Unidos, a temperatura média foi superior ao normal em 2009, assim como o volume das precipitações. Já a temporada de furacões foi relativamente calma, com nove tempestades tropicais e três furacões.

vmt/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG