asfixia simulada da CIA - Mundo - iG" /

Anistia Internacional recria em vídeo asfixia simulada da CIA

Londres, 23 abr (EFE) - Cerca de 50 salas de cinema britânicas exibirão o curta-metragem da Anistia Internacional (AI) no qual se recria a prática de asfixia simulada que a CIA (agência central de inteligência americana) admitiu ter utilizado em interrogatórios com supostos terroristas.

EFE |

Em comunicado divulgado de sua sede em Londres, a AI explica que essa técnica, conhecida em inglês como "waterboarding" e considerada tortura pela organização, consiste em jogar água na boca e no nariz de um preso amarrado a uma maca e inclinado para trás.

O filme, intitulado "The Stuff of Life", mostra um líquido transparente fluindo sobre um fundo preto, no que parece ser um anúncio de bebidas.

No entanto, em seguida aparece um prisioneiro que está sendo torturado, enquanto mãos com luvas brancas limpas imobilizam sua cabeça para aumentar a sensação de sufocamento.

Na gravação da Anistia, os supostos torturadores jogam água no nariz e na boca do detento, que, por estar amarrado e inclinado, não consegue respirar bem devido à ansiedade e parece estar sendo asfixiado.

A partir de 9 de maio, 50 salas de cinemas britânicas exibirão o filme, de pouco mais de um minuto e meio de duração e que faz parte da campanha "Unsubscribe", que pretende mobilizar contra a violação dos direitos humanos no que os Estados Unidos definem como "guerra contra o terrorismo".

A AI lembra que o "waterboarding" é uma técnica de tortura que a CIA reconheceu em fevereiro ter utilizado em seus interrogatórios secretos com supostos terroristas.

A diretora da Anistia no Reino Unido, Kate Allen, assegurou que esta fita mostra "o que a CIA não quer que seja visto", ou seja, a "repugnante realidade" de tentar afogar uma pessoa para obter informação. EFE vmg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG