ilegais - Mundo - iG" /

Anistia Internacional considera ataques israelenses a Gaza ilegais

Londres, 28 dez (EFE).- A Anistia Internacional (AI) pediu hoje às forças israelenses e aos grupos armados palestinos o fim imediato dos ataques ilegais em uma escalada da violência que, neste fim de semana, deixou quase 300 mortos e mais de 900 feridos.

EFE |

Em comunicado emitido em sua sede em Londres, a organização de defesa dos direitos humanos condenou o "uso desproporcional da força por parte de Israel" na Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islâmico palestino Hamas.

Os bombardeios israelenses em Gaza, em resposta a ataques contra cidades israelenses cometidos nos últimos dias pelo Hamas, é "ilegal" e poderia "exacerbar ainda mais a violência na região", segundo a Anistia.

"A escalada da violência ocorre em um momento em que a população civil enfrenta uma luta diária pela sobrevivência devido ao bloqueio israelense, que impediu inclusive a entrada de comida e remédios em Gaza", afirmou a organização.

Além disso, a AI ressalta que o "Hamas e outros grupos palestinos armados têm responsabilidade na escalada" do conflito, já que seus "contínuos ataques com foguetes contra cidades e povoados no sul de Israel são ilegais e nunca justificados".

A organização faz também um apelo à comunidade internacional para que "intervenha e garanta a proteção dos civis presos no conflito e que se levante o embargo a Gaza". EFE pa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG