Anistia Internacional comemora fechamento de Guantánamo

A Anistia Internacional considerou um passo importante na direção certa a decisão do presidente americano, Barack Obama, de fechar, no prazo máximo de um ano, o presídio de Guantánamo, que simboliza a vontade do novo governo de corrigir os erros do passado.

AFP |

"Trata-se, claramente, de um passo importante na direção certa. O calendário e as modalidades são, a partir de agora, os pontos essenciais - o processo, ou a libertação desses mais de 240 prisioneiros, já têm anos de atraso", declarou a secretária-geral da Anistia, Irene Khan, nesta quinta-feira.

"Ao priorizar o fechamento de Guantánamo, em suas primeiras 48 horas no poder, o presidente Obama envia a mensagem importante, ao restante do mundo, de que os Estados Unidos põem fim a um capítulo sombrio de sua História", avaliou Irene, na nota divulgada em Londres, onde fica a sede da organização.

"Nós contamos com o governo Obama para continuar a agir de maneira urgente para reparar os inúmeros erros que foram cometidos ao longo desses últimos sete anos, em nome da luta contra o terrorismo", destacou Irene Khan.

elm/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG