lista cinza da OCDE de paraísos fiscais - Mundo - iG" /

Andorra sai da lista cinza da OCDE de paraísos fiscais

Paris, 24 fev (EFE).- O Principado de Andorra assinou hoje sete novos acordos de troca de dados fiscais, chegando aos 17, portanto cumprindo os requisitos internacionais para sair da lista cinza da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de paraísos fiscais.

EFE |

Pelos novos convênios, se somam sete economias nórdicas (Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Islândia, Ilhas Faroe e a Groenlândia), acrescentando-se aos dez anteriores, entre os quais Espanha, Portugal e França.

O Principado já tinha adotado uma legislação que permitia a troca de informação, incluída a bancária, com as autoridades fiscais de outras nações.

"Há um ano era um país que estava ainda na lista da OCDE de paraísos fiscais não cooperativos e hoje em dia adquiriu um compromisso, modificou sua legislação e aplicou a norma de maneira substancial", declarou Pascal Saint-Amans, diretor do Fórum Global sobre a transparência, satisfeito com o processo realizado em Andorra.

Com o país, já são 21 os Estados que adotaram a norma fixada pelo Grupo dos Vinte (G20, países ricos e os principais emergentes) no combate à evasão fiscal internacional.

Ainda restam 23 nações para alcançar o mínimo de 12 convenções de troca de informação fiscal, de acordo com os requisitos formais estabelecidos pelo G20. EFE mas/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG