Amplo apagão afeta sul do Peru

Por Miguel Zegarra AREQUIPA, Peru (Reuters) - Um amplo apagão elétrico atingia nesta quinta-feira algumas regiões do sul do Peru, afetando milhares de pessoas e muitas empresas.

Reuters |

O apagão aconteceu por volta das 18h (no horário de Brasília) e atingia Arequipa --a segunda cidade mais importante do país-- e regiões de Moquegua, Tacna e Cusco, segundo fontes locais e a imprensa.

"O problema da falta de energia foi provocado por uma falha no sistema interligado da linha Mantaro Socabaya aparentemente devido às condições atmosféricas", disse o porta-voz da companhia de energia elétrica Egasa, Carlos Rodríguez.

Arequipa, localizada a cerca de 1.000 quilômetros ao sul de Lima, tem uma população de mais de um milhão de habitantes. Depois de quase uma hora, a cidade recuperava parcialmente a energia em alguns bairros.

Os moradores estavam tranquilos, mas o comércio e os bancos trabalhavam parcialmente e outros paralisaram suas operações por falta de energia elétrica.

"(O apagão) foi devido a descargas atmosféricas, ou seja, raios, que afetaram a linha que transporta energia do centro ao sul do país. Isso provocou uma desestabilização do sistema", disse à Reuters o presidente do comitê de operações do sistema interligado, César Butrón.

(Reportagem adicional de Patricia Vélez e Marco Aquino em Lima)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG