Amorim visitará Egito com paz no O.Médio em pauta

Rio de Janeiro, 24 dez (EFE).- O chanceler Celso Amorim fará uma visita de dois dias ao Egito a partir do próximo domingo e aproveitará para conversar com o presidente Hosni Mubarak sobre a paz no Oriente Médio.

EFE |

Amorim também aproveitará a viagem para se reunir com o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Amre Moussa.

A viagem de Amorim ao Egito foi anunciada hoje pelo Itamaraty, um mês depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receber os presidentes de Israel, Shimon Peres; da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Segundo um comunicado da Chancelaria, na visita Amorim será recebido em audiência pelo presidente Hosni Mubarak e terá uma reunião de trabalho com o ministro de Assuntos Exteriores, Ahmed Aboul Gheit.

"Além dos assuntos bilaterais, a pauta do encontro inclui a situação no Oriente Médio, particularmente o conflito israelense-palestino, e o entorno africano", diz o comunicado.

Amorim assinará durante a visita um memorando de entendimento para o estabelecimento de mecanismo de diálogo estratégico entre Brasil e Egito.

Há um mês, após sua série de encontros com os presidentes israelense, palestino e iraniano, Lula anunciou que viajaria ao Oriente Médio, provavelmente em março próximo e com visitas já marcadas para Israel, Jordânia e territórios palestinos, para conversar com os líderes interessados na paz na região.

Segundo a Chancelaria brasileira, a intensificação das relações entre Brasil e Egito já se refletiu no comércio bilateral, que saltou de US$ 410 milhões em 2002 para US$ 1,63 bilhão em 2008. EFE cm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG